Mulher na Califórnia descobre que está grávida dias antes de dar à luz devido a quisto de 10 quilos
Suze Lopez teve um bebé saudável depois de uma gravidez ectópica “extremamente rara”.
Uma mulher de 41 anos, residente na Califórnia, deu à luz um bebé saudável após uma gravidez ectópica (quando um óvulo fertilizado se implanta fora do útero) extremamente rara, um caso que os médicos consideram praticamente sem precedentes.
O bebé desenvolveu-se fora do útero e a mãe não soube da gravidez durante meses devido à presença de um quisto nos ovários de grandes dimensões, de acordo com o jornal The Guardian.
Suze Lopez só descobriu que estava grávida poucos dias antes do parto, visto que o feto se encontrava oculto atrás de um quisto no ovário com cerca de 10 quilos, situação que levou os médicos do Hospital Ceder-Sinai a classificarem o caso como “extremamente raro” e digno de registo em revistas médicas especializadas.
A gravidez ectópica ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta fora do útero. Segundo os especialistas do hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, este tipo de gravidez acontece em cerca de uma em cada 30 mil gestações, mas os casos que chegam ao termo são ainda mais excecionais.
O médico John Ozimek, responsável pela unidade de obstetrícia, afirmou que gestações deste tipo que atingem o final da gravidez “são essencialmente desconhecidas – muito, muito menos do que uma em um milhão”, disse à Associated Press, acrescentando: “Isto é uma verdadeira loucura”.
A mãe tinha um histórico clínico complexo, marcado por quistos nos ovários desde os 20 anos e pela remoção prévia de um ovário. Durante meses, os médicos acompanharam o crescimento do quisto abdominal, atribuindo as dores e o desconforto a essa condição.
Suze Lopez consultou os médicos para ver se o quisto podia ser removido e durante a consulta, depois de fazer um teste de gravidez de rotina, descobriu que estava grávida.
A própria confessou ter dúvidas quando recebeu o resultado positivo do teste de gravidez: “Por causa do grande quisto ovárico que crescia há anos, podia ter sido um falso positivo ou até cancro do ovário”.
“Eu estava habituada a períodos muito irregulares e a algum desconforto abdominal. Não podia acreditar que, depois de 17 anos a rezar e a tentar ter um segundo filho, estivesse realmente grávida", referiu Suze Lopez.
O bebé, chamado Ryu, nasceu a 18 de agosto através de uma cirurgia que envolveu uma equipa de cerca de 30 médicos, durante a qual também foi removido o quisto.
Apesar de a mãe ter perdido uma quantidade significativa de sangue e o recém-nascido ter passado duas semanas nos cuidados intensivos neonatais, ambos recuperaram totalmente. Um porta-voz do hospital garantiu que “a família está ótima” e que “a mãe e o bebé estão a prosperar”.
Suze Lopez partilhou uma mensagem nas redes sociais durante a época natalícia que dizia: “Louvado seja o Senhor. A nossa família tem um presente de Natal muito especial e surpreendente este ano.”
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt