Atriz francesa tinha 91 anos.
1 / 3
Brigitte Bardot, icónica atriz do cinema francês, morreu este domingo aos 91 anos.
O anúncio da morte foi feito pela fundação com o nome da atriz, dedicada à defesa dos animais. A 16 de outubro Bardot já tinha sido internada para tratamentos relacionados com "doença grave", regressando a casa após três semanas.
"A Fundação Brigitte Bardot anuncia com imensa tristeza o falecimento da sua fundadora e presidente, Madame Brigitte Bardot, atriz e cantora de renome mundial, que escolheu abandonar a sua prestigiada carreira para dedicar a sua vida e energia ao bem-estar animal e à sua fundação", lê-se no comunicado citado pela France 24.
1 / 2
Considerada um dos maiores símbolos da beleza dos anos 60, Bardot foi figura maior de uma época dourada no cinema europeu. Nascida em 1934, começou por querer ser bailarina, mas foi no grande ecrã que o mundo se apaixonou por ela. Em E Deus Criou a Mulher (1956) eternizou a imagem erótica e provocadora que com a qual viria a ficar associada. Seguiram-se papéis em alguns dos filmes mais importantes da nouvelle vague francesa, dos quais se destaca a colaboração com Jean-Luc Godard em O Desprezo (1963).
O estatuto de sex symbol, que por vezes se sobrepôs ao talento dramático — nunca ganhou nenhum prémio de relevo, a não ser um David Di Donatello, de melhor atriz estrangeira atribuído pela Academia de Cinema de Itália por A Verdade (1960), de Henri Georges Clouzot — e sobretudo o seu profundo papel transformador na cultura dos anos 60 e na revolução sexual. A propósito de Bardot, escrevia o crítico Jean Douchet que ela "subverte e revoluciona os costumes sociais em França e no mundo todo"; a filósofa Simone de Beauvoir, no seu ensaio Brigitte Bardot e o Síndrome Lolita, descrevia-a como a mulher mais emancipada de França e a "locomotiva da história das mulheres".
1 / 3
Paralela à carreira no cinema, teve ainda um pé na indústria musical francesa, com duetos de sucesso com cantores como Serge Gainsbourg ou Sacha Distel, e foi um dos principais ícones da moda do período, representando marcas como a Dior e a Pierre Cardain. Idolatrada pelos Beatles e retratada por Andy Warhol, acima de tudo, personificou o estilo da mulher francesa ideal: cabelos loiros, curvas esculturais e a elegância clássica da velha Europa.
Retirou-se da indústria do cinema em 1973, apenas aos 39 anos — nas suas próprias palavras, para poder "sair de forma elegante". Pouco depois, fechava o ciclo da juventude com uma capa histórica para a revista Playboy, para assinalar o 40º aniversário.
Defensora acérrima dos direitos dos animais, a segunda metade da sua vida foi dedicada sobretudo ao ativismo e à conservação das espécies. Tornou-se vegetariana e estabeleceu a Fundação Brigitte Bardot, usando a fama para angariar milhões de dólares a favor da sua grande causa.
1 / 2
De ideias conservadoras, manifestou ao longo da vida as suas opiniões políticas e foi apoiando publicamente candidatos — de Charles de Gaulle ainda no auge da fama da década de 60 (dela, o general e presidente francês disse que era "uma exportação francesa tão importante como os carros Renault"), a Marine LePen em anos mais recentes.
Algumas das suas posições e declarações mais incendiárias, como o discurso anti-imigração, o anti-islamismo e mesmo a oposição a relações interraciais, valeram-lhe problemas com a Justiça francesa, que a condenou por diversas vezes a pagar multas por incitamento ao ódio racial.
Casou quatro vezes e por admissão própria foi frequentemente infiel ("sempre procurei paixão nas minhas relações, por isso é que traí"). Do relacionamento com o ator Jacques Charrier (que também morreu este ano) nasceu o seu único filho, Nicholas, em 1960. Bardot, que não queria ser mãe, teve sempre uma relação fria e distante com o filho, que não a convidou para o seu casamento e chegou a processá-la por declarações da própria na sua autobiografia.
Já perto do fim da vida, em 2018, revelou que após décadas de afastamento, ela e Nicholas tinham uma relação amigável e viam-se uma vez por ano. O último casamento, com Bernard d'Ormale, começou em 1992 e durou até este domingo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.