page view

Mais do que pela saúde, as termas nacionais são mais procuradas como spas

Maior volume de receitas ainda continua a pertencer ao termalismo clássico. Termas da piedade são as mais procuradas para relaxamento.

28 de dezembro de 2025 às 01:30

Mais do que pela saúde, as termas já são mais frequentadas por adeptos do bem-estar ou, como vulgarmente são mais conhecidos, de spas. É o mostram os últimos números disponíveis sobre as termas nacionais que dão conta do aumento de frequentadores naquele segmento mas ainda é o termalismo de saúde que lidera a tabela.

Tradicionalmente associadas a tratamentos de doenças pulmonares, musculo esqueléticas ou circulatórias, as termas oferecem atualmente banhos turcos, saunas e hidromassagens, entre outros serviços, que visam sobretudo proporcionar momentos de relaxamento. A informação mais recente, relativos ao ano passado mas só divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia em setembro, contabiliza mais de 150 mil inscritos nos 41 estabelecimentos termais,  dos quais 116 mil para termalismo de bem estar. Quanto às receitas, o termalismo clássico concentra quase 10 milhões de euros, num total de 14,2 milhões. 

As termas da Piedade foram as mais procuradas para bem estar, registando mais de 17 mil inscrições em 2024, enquanto as de S. Pedro do Sul atraíram cerca de 9,6 mil aquistas para tratamentos. Espanhóis e franceses são os maiores frequentadores das termas portuguesas, embora tenham registado aquistas de 65 nacionalidades sobretudo à procura de bem estar.  Paralelamente, as termas estão cada vez mais a produzir produtos cosméticos.  

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8