NATO garante proteção à Turquia
Secretário-geral da NATO disse que a organização está preparada para "ameaças" e que vai fazer sempre o que for necessário para defender a Turquia e todos os outros países da aliança.
O secretário-geral da Aliança Atlântica garantiu esta quarta-feira em Ancara que a organização vai fazer sempre o que for necessário para defender a Turquia como país membro da NATO.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, afirmou que o Irão está a "semear o terror e o caos" no Médio Oriente, acrescentando que os efeitos da guerra desencadeada pelos ataques norte-americanos e israelitas ao regime de Teerão estão a ser fortemente sentidos na Turquia.
Nas últimas semanas, a NATO intercetou quatro mísseis balísticos supostamente iranianos que se dirigiam para a Turquia, recordou Rutte.
Nesse sentido, o secretário-geral da NATO disse que a organização está preparada para "ameaças" e que vai fazer sempre o que for necessário para defender a Turquia e todos os outros países da aliança.
Os 32 países membros da NATO têm uma cimeira marcada para o início de julho na capital turca.
O antigo primeiro-ministro holandês, que visitou esta quarta-feira a sede da empresa Aselsan, ligada ao setor da defesa, elogiou o que disse ser uma "revolução na indústria de defesa turca".
Perante os "imensos perigos" que os países da NATO enfrentam, "devemos continuar neste caminho, produzindo e inovando ainda mais e mais rapidamente", disse.
O responsável declarou ainda que os os sistemas de defesa aérea, os aparelhos aéreos não tripulados (drones), as munições, os radares e "as capacidades espaciais" que vão garantir a proteção.
"Vocês estão a desenvolver tecnologias de ponta neste país (...) e a dominar muitas dessas capacidades, e é disso que precisamos", acrescentou.
Rutte vai encontrar-se esta quarta-feira com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt