Nobel da Química atribuído a Susumu Kyagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi
Prémio foi anunciado esta quarta-feira pela Real Academia Sueca.
O Prémio Nobel da Química foi atribuído a Susumu Kyagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi “pelo desenvolvimento de estruturas metalorgânicas”, anunciou esta quarta-feira a Real Academia Sueca de Ciências.
“As estruturas metalorgânicas têm um enorme potencial, trazendo oportunidades antes imprevistas para materiais personalizados com novas funções”, afirmou Heiner Linke, presidente do Comité Nobel de Química, num comunicado à imprensa.
Este é o terceiro dos Nobel a ser anunciado, depois do da Fisiologia ou Medicina e do da Física, seguindo-se nos próximos dias os galardões relativos à Literatura e Paz. O equiparado Prémio das Ciências Económicas ou Economia, criado em homenagem a Alfred Nobel e atribuído desde 1969, é anunciado em 14 de outubro, segunda-feira.
No ano passado, o Prémio Nobel da Química coube a David Baker, "pela conceção computacional de proteínas" e a Demis Hassabis e John M. Jumper "pela previsão da estrutura das proteínas".
Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.
A cerimónia de entrega dos prémios será no dia 10 de dezembro, quando se assinala o aniversário da morte de Alfred Nobel, que morreu em 1896.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt