Novo terramoto de magnitude 6.9 volta a acionar alarmes de tsunami nas Filipinas. Pelo menos sete pessoas morreram
Agência Filipina de Sismologia já tinha registado um sismo de 7.4 na manhã de esta sexta-feira. Já várias províncias do país foram evacuadas, informam as autoridades.
Foi emitido um novo alerta de tsunami a sul das Filipinas devido a um segundo terramoto de 6.9 na escala de Richter. Há registo de pelo menos sete mortos, de acordo com a informação adiantada pela Associated Press. Os danos ainda estão a ser avaliados, com as equipas de resgate e de assistência médica a serem destacadas para os locais afetados, referiu o presidente Ferdinand Marcos Jr. Já várias províncias do país foram evacuadas, informam as autoridades.
Entre as vítimas estão duas pessoas que morreram de ataque cardíaco num hospital, quando foi sentido o primeiro abalo, e um morador atingido por destroços na província de Davao Oriental, como referiu um elemento do governo.
A Agência Filipina de Sismologia já tinha registado um sismo de 7.4 na manhã de esta sexta-feira, aconselhando a população nas áreas costeiras a deslocar-se para os locais mais altos no interior do território.
O diretor do Instituto de Sismologia e Vulcanologia referiu que o abalo, na província de Davao Oriental, foi causado pela movimentação na falha geológica da Fossa das Fiipinas, a uma profundidade de 10 quilómetros.
O primeiro terramoto teve epicentro no mar, a cerca de 43 quilómetros a leste da cidade de Manay, refere a Associated Press.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt