Morte de Alfie até o Papa deixou comovido
“O meu gladiador pousou o escudo”, diz o pai de bebé inglês desligado das máquinas.
O pequeno Alfie não resistiu a mais um dia sem o apoio das máquinas de suporte de vida e morreu na madrugada de ontem no Hospital Alder Hey, em Liverpool, Inglaterra, onde estava internado. O Papa Francisco já se mostrou "profundamente tocado" com a morte do bebé.
Alfie Evans lutou pela vida durante mais de um ano no hospital. O bebé, que tinha 23 meses, sobreviveu quatro dias desligado das máquinas.
Numa mensagem colocada na rede social Facebook, o pai do menino, Tom Evans, de 21 anos, escreveu: "O meu gladiador pousou o seu escudo e ganhou asas às 02h30… estamos absolutamente desconsolados."A mãe, Kate James, tem 20 anos.
O Papa Francisco manifestou a sua tristeza através do Twitter: "Fiquei profundamente tocado pela morte do pequeno Alfie. Hoje rezo especialmente pelos seus pais, enquanto Deus o acolhe com um afetuoso abraço", escreveu o Sumo Pontífice. O Papa acompanhou de perto toda a história do bebé e chegou a encontrar-se com o pai.
Alfie esteve no centro de uma longa batalha judicial que pôs frente a frente os pais do bebé e o hospital. Os médicos consideraram que não havia solução para a doença de que Alfie era portador e decidiram desligar as máquinas, mesmo contra a vontade dos pais.
O Mundo comoveu-se com o pequeno Alfie
Foram várias as homenagens feitas um pouco por toda a Europa para apoiar o pequeno Alfie Evans e os seus pais, Tom Evans e Kate James. O Vaticano foi um dos lugares que mais vezes se encheu para rezar em nome do bebé, que lutou pela vida no hospital. A praça de São Pedro recebeu milhares de fiéis que se fizeram acompanhar de cartazes e velas. Muitas pessoas mostraram-se contra a decisão de desligar as máquinas.
Doença neurológica rara e degenerativa
A equipa de médicos que acompanhou o pequeno Alfie nunca conseguiu apurar ao certo qual era a doença do bebé. Conseguiram determinar, apenas, que se tratava de uma doença do foro neurológico e que era degenerativa.
SAIBA MAIS
477
Foi o número de dias que Alfie esteve ligado às máquinas de suporte de vida no hospital.
Recursos rejeitados
Os dois recursos interpostos pelos pais de Alfie Evans para tentaram levar o bebé para Itália foram rejeitados pelo Supremo Tribunal. Tom e Kate queriam que Alfie experimentasse um novo tratamento no país.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt