“O trabalho será opcional nas próximas décadas”, diz Elon Musk
CEO da Tesla diz que evolução tecnológica deverá transformar por completo o funcionamento das sociedades.
Elon Musk voltou a agitar o debate sobre o futuro do trabalho e da economia global ao afirmar que os avanços combinados da inteligência artificial e da robótica poderão tornar o trabalho humano “opcional” dentro de 10 a 20 anos.
“O dinheiro vai deixar de ser relevante”, afirmou o CEO da Tesla e SpaceX, durante o Fórum de Investimento EUA–Arábia Saudita, realizado em Washington.
Segundo o bilionário, as máquinas inteligentes irão desempenhar praticamente todas as funções produtivas. Nesse cenário, diz Musk, trabalhar será uma atividade voluntária, comparável a um ‘hobby’. “Algumas pessoas cultivam vegetais porque gostam, não porque precisam. O trabalho será isso”, afirmou.
A visão não foi inteiramente partilhada por Jensen Huang, CEO da Nvidia, que dividiu o palco com Musk. Embora reconhecendo o impacto da IA, Huang adotou um tom mais cauteloso. Para o líder da Nvidia, o trabalho não vai desaparecer — vai transformar-se. “Todos continuarão a trabalhar, só que num nível diferente de produtividade. O meu palpite é que o Elon estará ainda mais ocupado com IA. Eu também”, afirmou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt