Oito homens mortos por engano na Amazónia ao serem confundidos com ladrões de ouro

Crimes só foram descobertos porque um nono homem que fazia parte do grupo conseguiu escapar aos agressores e deu o alerta.

11 de agosto de 2025 às 18:11
Polícia Federal Foto: Carl de Sousa/ Getty Images
Partilhar

Oito homens sem qualquer ligação conhecida ao mundo do crime foram assassinados numa área remota da floresta amazónica brasileira ao serem confundidos com ladrões de ouro. Os crimes brutais aconteceram na região do Monte Dourado, uma área de mineração ilegal no município de Almeirim, no extremo oeste do estado do Pará.

Os corpos das oito vítimas foram recuperados pelas polícias do Pará e do estado vizinho, Amapá, em pontos diferentes ao longo do Rio Iratapuru, entre os dois estados. A região onde os corpos foram lançados ao rio é tão remota e de difícil acesso que as equipas de resgate só conseguiram atingi-la de helicóptero.

Pub

Os crimes só foram descobertos porque um nono homem que fazia parte do grupo conseguiu escapar aos matadores e deu o alerta. Foi através dele que os agentes conseguiram localizar os corpos das vítimas ao longo do rio e as duas carrinhas que tinham levado o grupo até àquela área da Amazónia, e que foram encontradas queimadas.

De acordo com o sobrevivente, o grupo tinha ido à região de Almeirim para comprar terras e foi contratado para trabalhar numa das propriedades que seriam adquiridas. Mineiros ilegais que atuam na região, e que já foram identificados mas continuavam esta segunda-feira a monte, teriam imaginado que o grupo era formado por assaltantes que iam atrás do ouro extraído no meio da floresta, como já ocorreu na região, e mataram os oito.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar