ONU condena lei talibã que proíbe mulheres de falar em público
Talibãs definiram o uso obrigatório do hijab para as mulheres e os homens são obrigados a deixar crescer a barba.
A missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) afirmou este domingo que a nova lei dos talibãs, que obriga as mulheres a cobrir o rosto com véu e as proíbe de falar em público, reflete "uma visão desoladora do futuro".
Em comunicado, o organismo das Nações Unidas assumiu estar preocupado com a promulgação de "uma nova lei sobre a moralidade que impõe amplas restrições à conduta pessoal e confere à polícia da moralidade vastos poderes".
Os talibãs assumiram o controlo do Afeganistão em agosto de 2021 e, na quinta-feira, incluíram na lei para a propagação da virtude e prevenção do vício muitas das limitações que têm vindo a defender, como o uso obrigatório do hijab pelas mulheres e o vestuário dos homens, que são obrigados a deixar crescer a barba.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt