Operação 'Anunciação de Vitória': O que se sabe sobre o ataque do Irão a bases dos EUA no Médio Oriente
Irão atacou a maior base norte-americana no Médio Oriente, no Qatar, e outra no Iraque.
O Irão disse, esta segunda-feira, ter lançado mísseis às bases dos EUA no Qatar e no Iraque, na Operação 'Anunciação de Vitória', como retaliação aos ataques de Washington às instalações nucleares iranianas, no passado sábado.
Várias testemunhas reportam terem visto mísseis nos céus, seguidos de explosão, mas ainda não há registo de danos, na capital do Qatar, Doha, avança a agência AP.
O Irão anunciou na televisão estatal que atacou as forças norte-americanas na base aérea Al Udeid. No ecrã, lia-se: "uma resposta poderosa e bem-sucedida" à "agressão da América".
O Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irão já confirmou que lançou uma ataque retaliatório à base aérea dos EUA, Al Udeid, no Qatar, de acordo com uma agência noticiosa iraniana citada pelo jornal Al Jazeera.
Por outro lado, os EUA desmentem ataque a base no Iraque, garantindo que houve apenas movimentações no Qatar, adiantou um responsável militar norte-americano referido pelo The Times of Israel que cita a agência Reuters. O responsável disse ainda que o ataque não provocou vítimas.
O Conselho Supremo de Segurança iraniano afirma que o ataque não foi contra o "irmão" Qatar e que os alvos são afastados de áreas residenciais. "Esta ação não é uma ameaça ao país amigável e irmão, Qatar, nem ao seu nobre povo, e a República Islâmica do Irão permanece investido em manter e continuar as relações calorosas e históricas com o Qatar", escreveu o Conselho em comunicado.
O Irão terá coordenado o ataque à base norte-americana com as autoridades do Qatar, segundo o The New York Times, citado pelo The Times of Israel. De acordo com três oficiais iranianos familiares com os planos de ataque, Teerão "deu aviso antecipado de que vinham os ataques para minimizar as casualidades".
A base norte-americana de 24 hectares está localizada na região sudoeste de Doha e corresponde ao quartel-general avançado do Comando Central dos EUA. O CENTCOM dirige as operações militares norte-americanas em todo o território desde o Egito, no oeste, ao Cazaquistão, a leste.
A base Al Udeid foi estabelecida através de um acordo de cooperação de defesa em 1996 e é a maior base dos EUA no Médio Oriente, abrigando 10 mil militares.
Com pistas capazes de receber bombardeiros B-52 e outras aeronaves, a base norte-americana desempenha um papel fundamental nas operações aéreas no Iraque, Síria e Afeganistão.
O ataque surgiu pouco depois do Qatar fechar o espaço aéreo por precaução, devido às ameaças do Irão. Também as embaixadas dos EUA e do Reino Unido tinham emitido comunicados a recomendar aos cidadãos do Qatar para se abrigarem até informação contrária.
Pouco antes das explosões, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, escreveu na plataforma X: "Nós não iniciámos a guerra, nem a procuramos. Mas nós não vamos deixar uma invasão ao grande Irão sem resposta".
No passado, o Irão já tinha ameaçado as forças norte-americanas na Base Aérea Al Udeid. O Qatar, do outro lado do Golfo Pérsico, mantém relações diplomáticas com Teerão e partilha um campo de gás natural com Teerão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt