Operação internacional em curso para resgatar norte-americano de gruta na Turquia
Mark Dickey está a cerca de mil metros de profundidade.
Está em curso uma operação internacional para resgatar um explorador norte-americano que ficou preso numa gruta, com uma profundidade de 1000 metros, na Turquia.
Segundo a Reuters, Mark Dickey, de 40 anos, estava numa missão internacional de exploração na gruta de Morca, no sul da Turquia, quando sofreu uma hemorragia gastrointestinal.
Espera-se que as operações de resgate demorem 10 dias, mas o período pode vir a ser mais curto se a condição clínica de Dickey melhorar, ou até, mais demorado se este piorar. Segundo o diretor da TUMAF, a condição do espeleólogo melhorou e este já consegue ficar de pé sozinho.
Segundo a TUMAF, foi instalada uma linha telefónica, que atinge uma profundidade de 1040 metros. A federação adianta ainda que os socorristas da Croácia estavam a instalar um sistema de comunicações de reserva.
A gruta onde Dickey está preso é a terceira maior da Turquia, que se encontra a uma altitude de 2140 metros.
Em atualização
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt