Orçamento da União Europeia até 2034 "não é suficiente" afirma Parlamento Europeu
Os eurodeputados consideraram que o Quadro Financeiro Plurianual (QFP), "não é suficiente" e que vai "obrigar a cortes em programas emblemáticos".
O Parlamento Europeu (PE) criticou esta quarta-feira a proposta de orçamento da União Europeia (UE) a longo prazo, apresentada por Ursula von der Leyen, considerando que, "simplesmente, não é suficiente" para responder a todos os problemas do bloco político-económico.
Em comunicado, os eurodeputados correlatores do orçamento da UE entre 2028 e 2034, entre eles a europarlamentar portuguesa Carla Tavares (PS), consideraram que o Quadro Financeiro Plurianual (QFP), "simplesmente, não é suficiente" e que vai "obrigar a cortes em programas emblemáticos".
"Os números não batem certo", acusam os eurodeputados, apontando uma "falha fundamental" do QFP: "Com um orçamento de apenas 1,26% do rendimento nacional bruto (RNB) que inclui apenas 0,11% para reembolsar a dívida do NextGenerationEU [os planos de recuperação e resiliência], e tendo em conta a inflação, a UE permanecerá parada."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt