Organizador de atentado com ligações no Reino Unido

Abdelhamid Abaaoud viajou ao país.

05 de dezembro de 2015 às 11:38
Abdelhamid Abaaoud, atentado Foto: Reuters
Partilhar

O suposto organizador dos atentados de Paris, Abdelhamid Abaaoud, tem ligações com pessoas que vivem no Reino Unido, tendo realizado uma viagem no início do ano a aquele país, revelaram este sábado os jornais Wall Street Journal e The Guardian.

De acordo com as fontes do Wall Street Journal, "várias pessoas são suspeitas de ter ligações com Abdelhamid Abaaoud (...) no Reino Unido".

Pub

Estas pessoas, alguns de ascendência marroquina, como Abaadoud, "estão a morar na área de Birmingham", no centro da Inglaterra, segundo o jornal norte-americano.

Além disso, "pelo menos uma pessoa ligada aos ataques" de Paris "é suspeita de ter viajado para o Reino Unido antes" dos ataques, disse a mesma fonte.

Pub

O jornal The Guardian referiu este sábado, citando autoridades contra o terrorismo sob anonimato, que um dos autores dos atentados de Paris esteve no início do ano em Londres e Birmingham.

A polícia de West Midlands, que atua em Birmingham, disse este sábado num comunicado estar ciente das informações relatadas pela imprensa "sobre os autores dos ataques em Paris e uma potencial ligação com pessoas ou lugares em Birmingham".

"Trabalhar lado a lado"

Pub

"A unidade antiterrorista da polícia de West Midlands está a trabalhar lado a lado com os colegas do antiterrorismo em Londres, com a rede nacional de serviços antiterrorismo e segurança para ajudar nos inquéritos franceses e da Bélgica e, claro, para lidar com qualquer ameaça terrorista no Reino Unido", disse Marcus Beale, o vice-chefe da polícia de West Midlands.

"A ameaça ligada ao terrorismo internacional no Reino Unido continua a ser grave, o que significa que um ataque é considerado altamente provável" acrescentou, sem fornecer mais detalhes.

Junaid Hussain, que se tornou recrutador do grupo extremista Daesh e que foi morto num ataque da coligação na Síria em agosto, é originário de Birmingham

Pub

"Várias células terroristas islâmicas com origem no norte de África estão ligadas à cidade e a esta região", segundo o jornal norte-americano.

Os atentados de Paris, que ocorreram a 13 de novembro, provocaram 130 mortes e 350 feridos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar