Palestinianos pedem boicote à Zara em Israel
Proprietário da franquia da empresa em Israel organizou um evento político na sua residência com o parlamentar de extrema-direita Itamar Ben Gvir.
Políticos palestinianos pediram um boicote à marca de roupa Zara após ser divulgado que o proprietário da franquia da empresa em Israel organizou um evento político na sua residência com o parlamentar de extrema-direita Itamar Ben Gvir.
A campanha de boicote espalhou-se tanto entre palestinianos nos territórios ocupados como entre os que têm cidadania israelita, que divulgaram vários vídeos nas redes sociais desde ontem.
A isto soma-se um 'fatwa' (decreto religioso) emitido por Mahmud Habbash, juiz supremo dos tribunais da Sharia (lei islâmica) da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) e conselheiro do presidente palestiniano em assuntos religiosos.
De acordo com a agência de notícias oficial palestiniana Wafa, Habbash pediu um "boicote aos produtos da Zara a nível global até que a empresa cancele o contrato com o seu operador em Israel".
Além disso, apelou a que as autoridades islâmicas a nível global se unam ao boicote.
Por outro lado, o Ministério da Economia da ANP anunciou hoje que irá exigir a prestação de contas à Zara e que irá enviar uma carta formal à sede da empresa para esclarecer a sua posição sobre o assunto.
A campanha de boicote teve início após ter vindo a público que Joey Schwebel, cuja empresa opera o 'franchising' da Zara e outras marcas do grupo Inditex em Israel, organizou esta semana uma reunião política em sua casa com Ben Gvir, deputado do Partido Religioso Sionista e ultranacionalista.
Ben Gvir é conhecido pela retórica violenta contra os palestinianos e entre as propostas inclui-se a revogação da cidadania ou a deportação daqueles cidadãos que não demonstram lealdade ao Estado de Israel.
Os meios de comunicação israelitas citam um comunicado de Schwebel, indicando que não iria comentar assuntos particulares, e outro do partido de Ben Gvir, que não negou a reunião e enfatizou que "não existe qualquer problema em uma pessoa em Israel hospedar na sua casa uma reunião democrática com membros do terceiro maior partido em intenção de voto".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt