Papa Francisco quer dioceses a denunciar pedófilos
Dioceses de todo o Mundo vão reportar casos de abusos sexuais de sacerdotes sobre crianças.
Acabou a época dos encobrimentos. O Papa quer que todas as dioceses do Mundo realizem, até ao final do ano, um levantamento dos casos de abusos sexuais de clérigos sobre crianças e que o relatório seja entregue ao respetivo presidente da Conferência Episcopal.
Estes, por sua vez, farão um ponto de situação no encontro que o Papa marcou com os presidentes das conferências episcopais de todo o Mundo para os dias 21 a 24 de fevereiro de 2019.
O encontro, dedicado ao tema da "proteção dos menores", foi marcado ontem, a partir de uma proposta do conselho consultivo de cardeais, o chamado "C9", para abordar a questão da prevenção de abusos sobre menores e adultos vulneráveis.
"O Conselho de Cardeais manifestou solidariedade ao Papa Francisco perante o que aconteceu nas últimas semanas, consciente de que no atual debate a Santa Sé vai formular os eventuais e necessários esclarecimentos", assinala o comunicado da Santa Sé.
Francisco tem recusado comentar as acusações de quem pede a sua renúncia, na sequência da carta divulgada pelo antigo núncio dos EUA, Carlo Maria Viganò, segundo o qual o atual Papa teria protegido o arcebispo emérito de Washington, o ex-cardeal McCarrick.
Sobre este assunto, o Papa vai hoje receber o cardeal Daniel DiNardo, arcebispo de Galveston-Houston e presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA.
Milhares de abusos na Igreja da Alemanha
O estudo concluiu que, desde 1946, 1670 padres e bispos abusaram sexualmente de 3677 menores, na sua maioria rapazes. Mais de metade das vítimas tinham no máximo 13 anos. Stephan Ackerman, bispo de Trier, diz que a Igreja conhecia a dimensão dos abusos.
D. Manuel Clemente estará presente
SAIBA MAIS
160
é o número de conferências episcopais existentes no Mundo. Na maior parte dos casos, corresponde ao país, mas há situações em que uma conferência congrega mais do que um país, como a Conferência Episcopal das Antilhas.
Brasil
A maior conferência episcopal, ou seja, a que congrega mais bispos, é a do Brasil. O presidente de uma conferência episcopal é um membro do episcopado eleito pelos outros membros desse país ou região.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt