Papa Francisco recebe a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff
"Reze por mim e eu rezo por você" pediu o Sumo Pontífice à antiga presidente do Brasil quando se despediram.
O Papa Francisco recebeu este sábado em audiência especial no Vaticano a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff, atual presidente do banco de fomento do BRICS, bloco formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul a que se juntaram em janeiro passado diversos outros países em desenvolvimento. No final da audiência, Francisco despediu-se de Dilma dizendo "reze por mim e eu rezo por você", e ela respondeu "estou rezando".
No encontro, em que ambos falaram em português e espanhol, o Sumo Pontífice e a antiga presidente brasileira, destituída do cargo a meio do segundo mandato em 2016 numa manobra arquitetada pelo seu então vice-presidente, Michel Temer, que a sucedeu, os dois falaram sobre assuntos internacionais e sobre a relação entre ambos. Dilma foi o primeiro chefe de Estado a receber Francisco, durante viagem deste ao Brasil em 2013, após ele se tornar Papa, e o líder da Igreja Católica recebeu-a este sábado com um largo sorriso e a frase, "seja bem-vinda, que prazer em revê-la.
De acordo com Dilma, que atualmente vive em Xangai, cidade da China onde fica a sede do banco que preside, ela e o Papa debateram alguns dos grandes desafios atuais da Humanidade. Entre eles, salientou, o combate à fome e à desigualdade, a transição energética e as medidas necessárias para enfrentar as mudanças climáticas.
A antiga governante, primeira mulher eleita chefe de Estado no Brasil, em 2010, e reeleita em 2014, ofereceu ao Papa o livro "Teodoro Sampaio – Nos sertões e na cidade", do escritor Ademir Pereira dos Santos, e Francisco retribuiu com a encíclica "Laudato si", a exortação apostólica "Laudate Deum" e uma escultura em bronze. Francisco explicou a Dilma que as obras que lhe ofereceu defendem que só é lícito olhar para uma pessoa de cima para baixo se for para a ajudar a levantar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt