page view
Pais de Fernando Valente em silêncio à chegada ao tribunal
Atualizado a 03 de outubro de 2025 às 11:04

Pai de Fernando Valente diz que filho não queimou ecografias e sim pacotes de sumo

O que sabemos até agora:

- Decorre esta sexta-feira a segunda sessão do julgamento do processo de difamação movido por Fernando Valente contra a irmã gémea e a tia de Mónica Silva, a grávida da Murtosa que está desaparecida há dois anos, desde outubro de 2023. O empresário pede uma indemnização global de seis mil euros por danos morais sofridos;

 - Na origem do caso estão várias publicações feitas pela tia e pela irmã gémea de Mónica Silva no Facebook, assim como declarações prestadas a vários órgãos de comunicação social, nas quais acusam Valente de ser o pai da criança de Mónica Silva e de a ter assassinado; 

 - Fernando Valente foi julgado e absolvido do homicídio da grávida da Murtosa, em julho deste ano. Com esta absolvição, o tribunal declarou extinta a medida de coação de prisão domiciliária a que o arguido se encontrava sujeito.
Hoje às 10h42

Pai de Fernando Valente diz que filho não queimou ecografias e sim pacotes de sumo

 António Falé de Carvalho continua a interrogar Manuel Valente: "O seu filho foi acusado com base em quê? Com base no que as senhoras disseram ou no inquérito"?

"Com base no que as senhoras disseram, foram sempre elas", diz Manuel Valente, que considera que foi por causa de Sara e de Filomena que existiu uma acusação.

"Isto era massacrar, massacrar, todos os dias existiam novidades".

Falé de Carvalho fala agora do facto de terem mencionado que Valente era pai do filho da Mónica. "Uma pessoa fica triste, quando se é acusado de uma coisa que não se fez. Ninguém fica bem", diz Manuel Valente.

"Ele não tem um possível filho, ele não está metido nestas coisas", garante Manuel Valente.

"Isto prejudicou-o na profissão dele, porque são boatos e não são bons", diz o pai de Fernando.

"O facto de ter um filho hipotético com a Mónica em que é que o prejudicava?", questiona Falé de Carvalho.

"Estamos mais uma vez a falar de boatos. O envolvimento não quer dizer que ele seja o pai", afirma Manuel Valente.

"Julgarem uma pessoa em praça pública tem muito que se lhe diga, tem muito que se lhe diga".

"Foram dizer que o meu filho andou a queimar ecografias e ele não fez isso. Ele estava a queimar pacotes de sumo, que tinham deixado em frente ao nosso armazém. Nós temos o direito de queimar o lixo que lá temos", tenta justificar Manuel Valente. 

Sara e Filomena mostram alguma estupefacção com a explicação de Manuel Valente.

"O meu filho foi sempre o meu sacrificado, desde a primeira hora. Só conheceram e meteram Fernando Manuel Tavares Valente. O meu filho não queria assumir uma gravidez, ele sabia o que aconteceu quando teve relações com ela", explica.

"O meu filho é muito conhecido ali na região, muito educado, respeitador. Até uma funcionária do ciclo me chegou a dizer: fossem todos como o seu filho".

"Eu não conhecia a D. Mónica, só a conheci quando a vi na televisão. Não eram pessoas de irem à minha loja. "Quando o meu filho ouviu isto na CMTV e no facebook ele até chorou. Ele disse-me: estão a meter o meu nome e eu não tenho nada a ver com isto".

"Mas aqui não está a ser julgada a CMTV e o facebook. Porque estão aqui estas duas senhoras?", pergunta o advogado de Valente.

"Elas metiam coisas no facebook a chamarem-lhe nomes. Diziam que ele era um assassino e isso tudo". Rosa Valente não consegue ler as publicações porque diz que não trouxe os óculos de ver ao perto.

Hoje às 10h21

Manuel Valente diz que Sara e Filomena incriminaram o filho

O advogado da família de Mónica Silva, António Falé de Carvalho, questiona Manuel Valente: "Porque acha que estas duas é que incriminaram o seu filho"?

"Eram as pessoas que iam à televisão divulgar as coisas e dar entrevistas. Isto foi um inferno", diz Manuel, que fala na comunicação social, mas não sabe se intentaram algum processo contra jornalistas.

Manuel Valente lembra que os familiares de Mónica foram à sua casa. "Comigo não falaram, eu estava deitado. Eles foram à minha casa e falaram com o meu filho".

"O meu filho não está envolvido em caso algum, do caso de desaparecimento. Isto prejudicou-o". Manuel Valente não consegue concretizar quem falou do filho. "Foram pessoas. Eu posso ir tomar um café e encontro pessoas que falam essas coisas".

"Após o desaparecimento, a comunicação social nunca mais parou. "Eu sei de onde as coisas vinham (para a comunicação social). As coisas eram depois divulgadas".

"Diziam que ele tinha sido o causador do desaparecimento, que a podiam ter metido num poço. Depois abriam o poço, tiravam de lá água, faziam trinta por uma linha", continua Manuel Valente.

"Mas eram estas duas pessoas (Filomena e Sara) que mandavam a comunicação social abrir o poço?", pergunta o advogado das duas mulheres.

"Sim, se calhar. A CMTV andava sempre em cima do assunto, a comunicação social não parava. A dona Filomena andava à frente da investigação".

O advogado fala agora na criação de um boato negativo em relação à Sara e à Mónica e se Manuel Valente soube disso. A juíza não deixa que Manuel Valente responda por considerar que não é objeto do processo.

Hoje às 10h17

"Deu cabo da vida dele": Pai de Fernando Valente nega acusações feitas em publicações da tia de Mónica nas redes sociais

Manuel Valente, pai de Fernando Valente, diz que conhecia Sara e Filomena já, mas que as ficou a conhecer mais por causa deste caso.

"A nível de comunicação social isto foi um estrondo na minha vida e na do meu filho, foi uma coisa fora de série", começa por dizer.

Manuel Valente admite que era conhecido por 'Gaiolas'. O pai de Fernando Valente foi confrontado com as publicações do Facebook. 

"É mentira, ele nunca teve boates, nem discotecas. Só fazia parte de um grupo musical", explica Manuel Valente. Numa publicação, Filomena dizia que Fernando tinha uma boate.

"Ele sentiu-se ofendido porque toda a vida foi uma pessoa educada, respeitadora e isto abalou a vida dele toda. As pessoas interpretaram que ele podendo ter uma boate podia estar ligado a isto, ou àquilo. Isto era pura mentira e as pessoas não ficam bem", asseverou.

Manuel Valente diz que ter uma boate pode ser sinónimo de casa de alterne. "As pessoas falavam que ele podia ter uma casa de alterne, isto fere as pessoas. Se é uma realidade estou como diz o outro, mas quando é pura mentira não há ninguém que fique bem".

"Ela (Filomena) dizia que o Fernando é que era o autor de tudo o que ela mencionava".

A advogada lembra agora a publicação onde Filomena falava da lavagem de carros da família Valente. "Sempre lavei os carros, gostava de estimar as coisas", justifica Manuel Valente.

"As entrevistas eram comentadas e de que maneira, era pessoalmente, no Facebook. Não parava. Isto teve muito impacto, as pessoas olham para o meu filho de outra forma. Isto deu cabo da vida dele. Chamavam assassino, isto e aquilo, ele tem receio", continua.

Filomena reagiu e falou baixo para Sara quando Manuel Valente disse que isto deu cabo da vida do filho. Juíza adverte.

Manuel Valente continua: "Ele tinha medo pela filha, era divulgado nas redes sociais e ele tinha medo. Se dissessem vamos ver este poço apareciam centenas de pessoas, se dissessem vamos a outro lugar era igual. Isto era todos os dias, todos os dias este massacre. Ele era uma pessoa educada, que tinha amigos em cafés. Ele agora vai, mas com muito receio. Tem medo de represálias, que lhe façam alguma coisa".

Terminam as perguntas do advogado de Fernando Valente. Procuradora não faz questões.

Hoje às 09h52

Juíza e procuradora entram na sala. Vai começar a sessão

Hoje às 10h04

“Faz dois anos que a minha sobrinha foi levada”: Filomena Silva diz que pediu à juíza para adiar sessão mas foi recusado

A carregar o vídeo ...

Hoje às 09h35

Pais de Valente e irmã e tia de Mónica Silva já estão em tribunal

Os pais de Fernando Valente, a irmã e tia da grávida desaparecida da Murtosa, Sara Silva e Filomena, já estão em tribunal para a segunda sessão do julgamento.

A carregar o vídeo ...

Hoje às 09h30

Advogado de defesa de irmã de Mónica Silva acredita que a cliente vai ter “um desfecho feliz”

A carregar o vídeo ...

VÍDEO: CMTV

Hoje às 09h03

Tudo o que foi dito na primeira sessão do julgamento

na primeira sessão do julgamento do processo de difamação movido por Valente contra irmã de Mónica Silva.

Publicada originalmente a 03 de outubro de 2025 às 09:30

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8