Parlamento assume controlo do Brexit

Deputados votam várias alternativas ao acordo de May, incluindo um novo referendo ou ficar na UE, para ver qual tem mais apoio.

27 de março de 2019 às 08:54
Brexit Theresa May
Theresa May
Theresa May
Theresa May sai de Downing Street para novo debate sobre o Brexit no Parlamento Foto: EPA

1/4

Partilhar

Em mais uma humilhação histórica para Theresa May, os deputados britânicos vão esta quarta-feira assumir o controlo da agenda legislativa por um dia para votar várias propostas alternativas ao acordo do Brexit, numa tentativa de avaliar qual das opções - incluindo uma saída sem acordo, um novo referendo ou a revogação do Artigo 50 - tem mais apoio.

As votações não são vinculativas e May já avisou que não é obrigada a respeitar o resultado.

Pub

A decisão do Parlamento, na segunda-feira à noite, foi mais uma estrondosa derrota para a primeira-ministra britânica, que viu dezenas de deputados do seu partido juntarem-se à oposição para aprovar, por 329 votos contra 302, a moção que dá aos deputados o controlo sobre a agenda da sessão parlamentar de hoje.

Pub

O objetivo desta rebelião parlamentar é forçar algo que May sempre recusou: a votação de várias propostas alternativas ao seu acordo do Brexit, para ver qual tem mais hipóteses de ser aprovada pelos Comuns.

Assim, em cima da mesa estarão, além da possibilidade de uma saída sem acordo, da realização de um novo referendo e da permanência do Reino Unido na UE, várias soluções intermédias como uma união alfandegária, um acordo comercial semelhante ao do Canadá ou a solução ‘Noruega+’, que prevê a continuação do país na união alfandegária e no mercado único.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar