Parlamento do Reino Unido vai travar Brexit sem acordo

UE disposta a prometer acordo comercial até final de 2021 para ajudar Theresa May.

08 de janeiro de 2019 às 01:30
Governo testou cenário de bloqueio das fronteiras Foto: EPA
Theresa May foi obrigada a publicar a versão completa do parecer jurídico que é arrasador para o seu plano do Brexit Foto: Reuters
Theresa May Foto: Reuters
Theresa May Foto: EPA

1/4

Partilhar

O parlamento britânico deverá aprovar esta terça-feira uma emenda que impede o governo de avançar para uma saída sem acordo da UE, em mais um revés para a PM Theresa May.

A medida é apoiada pelos trabalhistas (oposição) e por um número considerável de deputados conservadores preocupados com a possibilidade de o Reino Unido sair sem acordo da UE a 29 de março no caso de o parlamento chumbar na próxima semana o acordo negociado entre May e Bruxelas.

Pub

Concretamente, a emenda dá ao parlamento poder para bloquear a aprovação da legislação necessária para um Brexit sem acordo, criando, na prática, um obstáculo quase intransponível para o governo, que nas últimas semanas reforçou os preparativos para tal eventualidade.

Ontem, quase uma centena de camiões ensaiou a resposta das autoridades a um cenário de caos nos acessos ao porto de Dover, numa operação criticada pela oposição como "uma farsa", já que a realidade "será bem pior".

Pub

Entretanto, a UE admitiu oferecer a May novas garantias da intenção de concluir um acordo comercial até final de 2021, numa tentativa de ajudar a primeira-ministra a convencer o parlamento a aprovar o acordo.

PORMENORES 

Só 18% apoiam acordo

Pub

Uma nova sondagem revelou que apenas 18% dos britânicos apoiam o acordo negociado entre o governo de Theresa May e Bruxelas que será votado na próxima semana no parlamento. Outros 59% afirmam discordar e 21% não conhecem o acordo.

Alemanha tranquiliza

O governo alemão tranquilizou os britânicos residentes no país, garantindo que não terão de abandonar imediatamente a Alemanha no caso de um Brexit sem acordo. Os direitos de residência serão garantidos por três meses de forma a dar tempo para tratar da legalização.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar