page view

Casal condenado pela 2.ª vez a 22 anos por duplo homicídio em Baleizão

Caseiros julgados por duplo homicídio e furto de cartões bancários e do carro dos patrões.

07 de novembro de 2025 às 01:30

Mónica Lourenço e Fernando Belmonte foram condenados pelo tribunal de Beja esta quinta-feira a 22 anos de cadeia cada um pelo homicídio do casal alemão para quem trabalhavam numa quinta em Baleizão. Já tinham sido condenados uma vez à mesma pena, mas um recurso para a Relação de Évora levou à anulação do acórdão inicial e à repetição do julgamento. A Defesa garante que vai recorrer de novo da decisão uma vez que "sem saber a causa da morte não se pode condenar este casal por homicídio".

O crime remonta a abril de 2023, quando Ian Otto, de 79 anos, e Ilse Borwart, de 71, foram encontrados sem vida, em avançado estado de decomposição, numa propriedade conhecida como a 'Quinta do Paraíso'. O filho das vítimas, residente na Alemanha, alertou as autoridades, após vários dias sem conseguir contactar os progenitores. A Polícia Judiciária investigou o caso e deteve os dois caseiros um mês depois, zona de Aljustrel. Na origem do crime terá estado a "deterioração da relação do casal alemão com os caseiros" e também valores monetários. Mónica e Fernando levaram uma viatura dos patrões e os cartões bancários.

Em abril de 2024 foram condenados a 22 anos de prisão, mas um recurso do advogado Pedro Pestana levou à anulação desse acórdão e à libertação do casal. O causídico garantiu à saída que vai mais uma vez recorrer da decisão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8