Partido de Milei sai vitorioso nas eleições legislativas da Argentina

Governo de Milei permanece de pé com 40,84% dos votos em todo o país.

Atualizado a 27 de outubro de 2025 às 07:13
Javier Milei causou crise diplomática
Eleições legislativas na Argentina Foto: AP
Eleições legislativas na Argentina Foto: AP

1/3

Partilhar

O partido de Javier Milei La Libertad Avanza (LLA), saiu vitorioso nas eleições legislativas, na Argentina, com 40,84% dos votos em todo o país, com mais de 90% dos votos apurados, anunciou o chefe do gabinete de ministros, Guillermo Francos.

A Argentina votou no domingo nas eleições legislativas intercalares, que eram decisivas para o ultraliberal Milei. O resultado destas eleições é determinante para a margem de manobra e a sua capacidade de reformar e desregular uma economia ainda frágil durante os seus dois anos restantes como chefe de Estado.

Pub

De acordo com o La Nacion, La Libertad Avanza foi o partido mais popular em todo o país e luta para vencer na província de Buenos Aires; a Aliança Peronista ficou em segundo lugar, com 31,67%, e Provincias Unidas não conseguiu ganhar força.

A estreia do voto único em papel foi recebida de forma positiva em todo o país. Houve elogios à velocidade da votação, embora os votos nulos tenham aumentado de 0,80% para 2,30%, o que pode ter ocorrido devido a uma confusão com o novo sistema, segundo o La Nacion.

"A implementação do voto único em papel é um fato histórico, eficiente, rápido e seguro", disse o chefe de gabinete, Guillermo Francos, antes de anunciar os números oficiais às 21h20 (00h20 em Lisboa).

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar