Israel diz que passagem de Rafah vai permanecer fechada "até novo aviso"
Fronteira tem estado fechada desde maio de 2024 quando Israel assumiu controlo do lado de Gaza.
Este sábado a Embaixada palestiniana no Egito anunciou que a passagem fronteiriça de Rafah que liga o enclave ao Egito iria reabrir na próxima segunda-feira, dia 20 de outubro, para que as pessoas pudessem regressar ao enclave.
À agência noticiosa norte-americana Associated Press, Naji al-Naji um conselheiro cultural da embaixada explicou que "o número de pessoas a registarem-se para regressarem a Gaza é muito elevado".
Apesar do ministro dos negócios estrangeiros de Israel ter esclarecido na quinta-feira que a passagem só deveria reabrir no domingo, este sábado em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que a fronteira iria permanecer encerrada "até novo aviso".
"A abertura da passagem será considerada com base na forma como o Hamas cumpre as suas obrigações de devolver os reféns mortos e implementar o acordo alcançado", diz o comunicado.
Esta passagem é a única entrada para Gaza não controlada por Israel antes da guerra e que tem estado fechada desde maio de 2024, quando a nação judaica assumiu controlo da fronteira do lado do enclave.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt