Pelo menos 667 detidos em protestos contra morte de jovem atingido a tiro pela polícia em França

Maioria das detenções ocorreram em Paris.

30 de junho de 2023 às 07:27
Protestos em França após Nahel, de 17 anos, ser morto às mãos da polícia Foto: Gonzalo Fuentes/ Reuters
Partilhar

Pelo menos 667 pessoas foram detidas em França, na quinta-feira, durante protestos realizados após um jovem de 17 anos ter sido morto pela polícia. A informação foi avançada pelo Ministério do Interior francês e citada pela agência Reuters. 

242 das detenções aconteceram na região de Paris, tendo a maioria dos detidos idades entre os 14 e os 18 anos. Foi igualmente divulgado, pelo governo francês, que 249 policias ficaram feridos durante a noite de quinta para sexta-feira.

Pub

"Estas detenções recorde refletem as instruções firmes dadas pelo ministro", declarou uma fonte próxima do responsável pela pasta do Interior, Gérald Darmanin, ao jornal Le Figaro.

Sob o mote "Somos Nahel", a população demonstrou a sua indignação para com as forças de segurança, nomeadamente a polícia. Em Nanterre, a cidade nos arredores de Paris onde o rapaz de 17 anos - identificado como Nahel M - foi morto a tiro na terça-feira, os manifestantes incendiaram carros, barricaram ruas e lançaram projéteis contra a polícia. 

Pub

De acordo com a Reuters, o presidente francês, Emmanuel Macron, vai realizar uma nova reunião de emergência do governo. 

A primeira-ministra francesa Elisabeth Borne, que já se reuniu com ministros, considerou que os protestos são "insuportáveis e indesculpáveis".

"Os atos cometidos são insuportáveis e indesculpáveis", considerou a líder francesa que estava rodeado pelos ministros do Interior, Justiça, Transição Ecológica e Territórios e Habitação e Cidades.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar