Avião 'capota' no aeroporto de Toronto e fica virado ao contrário. Há 18 feridos
Três dos feridos, incluindo uma criança, sofreram ferimentos graves.
18 pessoas ficaram feridas após um acidente de avião no aeroporto internacional Pearson de Toronto, no Canadá, esta segunda-feira pelas 14h00 (19h00 em Portugal), segundo o jornal canadiano CP24.
Três dos feridos, incluindo uma criança, sofreram ferimentos graves, enquanto os restantes foram levados para o hospital com ferimentos leves.
O acidente envolveu um avião da Delta Airlines que vinha de Minneapolis, nos EUA, segundo o comunicado do aeroporto publicado na rede social X. O voo transportava 80 pessoas, 76 passageiros e quatro tripulantes.
De acordo com Phyl Durdey, especialista em aviação da CTV News, o vento pode ter sido um fator que levou ao acidente.
“Os ventos estavam em torno dos 50 km/h, com rajadas de até 35 65 km/h), com um pouco de vento cruzado”, afirmou.
Durdey garante que, apesar dos ventos fortes, os pilotos são treinados para lidar com estas condições e que estariam totalmente preparados. “À medida que desciam para a área, teriam ligado o sistema automático de informações que lhes dá [informações sobre] o clima, os ventos e suas direções, a visibilidade e as condições da pista. O sistema permite-lhes saber como vão aterrar, o que vão fazer e analisar todas as possibilidades. Quando iniciam a aterragem, sabem o que esperar.”
Segundo a Reuters, todas as partidas e chegadas foram suspensas, tendo sido retomadas às 17h. Apenas duas pistas permaneceram fechadas.
Pelo menos quatro aterragens foram transferidas para o aeroporto internacional de Ottawa, no Canadá. Os aeroportos de Montreal e Winnipeg notificaram os viajantes que poderão haver vários atrasos devido ao acidente.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA já convocou uma equipa de investigadores americanos para ajudar a Transport Canada, departamento do governo do Canadá responsável pelos transportes, a averiguar a situação.
A ministra canadiana dos transportes, Anita Anand, garantiu numa publicação na rede social X que está a acompanhar o caso. "Estou a acompanhar atentamente o incidente sério no aeroporto Pearson que envolveu o voo 4819 da Delta Airlines vindo de Minneapolis", escreveu a ministra.
O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse que as autoridades da província estão em contacto com o aeroporto para prestar assistência após o acidente. "Estou aliviado por não haver mortes após o incidente no Toronto Pearson", lê-se na publicação de Ford na rede social X.
Também o governador do Minnesota, de onde partiu o avião da Delta Airlines, reagiu na mesma rede social, expressando gratidão pelos profissionais ativos no local.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt