Pelo menos três mortos e quatro desaparecidos após cheias no norte do Vietname

Mais de 4.800 de casas ficaram detruídas ou danificadas.

08 de outubro de 2025 às 11:47
Cheias no norte do Vietname Foto: Nguyen Quang Hai/VNA via AP
Cheias no norte do Vietname Foto: Nguyen Quang Hai/VNA via AP
Cheias no norte do Vietname Foto: Bui Cuong Quyet/VNA via AP
Cheias no norte do Vietname Foto: Bui Cuong Quyet/VNA via AP

1/4

Partilhar

Pelo menos três pessoas já morreram na sequência das cheias no norte do Vietname, após a passagem do tufão Matmo. Mais de 4.800  casas ficaram destruídas ou danificadas.

As três mortes ocorreram nas províncias de Cao Bang e Thanh Hoa. Outras quatro pessoas estão desaparecidas depois de trem sido levadas pelas águas, em Thai Nguyen e Thanh Hoa.

Pub

Embora o tufão não tenha atingido diretamente o Vietname, trouxe chuva forte, na terça-feira, que fez transbordar rios, deixando as ruas submersas, na região que já foi atingida por quatro tufões e tempestades tropicais desde setembro, refere a Associated Press (AP).

Na localidade de Thai Nguyen, moradores disseram à AP que a água subiu tão rapidamente que não tiveram tempo de reagir. Alguns bairros ficaram isolados e as autoridades enviaram barcos de resgate, em socorro dos moradores.

As chuvas fortes deram tréguas esta quarta-feira, mas as zonas mais baixas do país estão ainda sob alerta, prevendo-se que as inundações se mantenham até ao fim de semana.

Pub

O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, aprovou um pacote de ajuda de emergência no valor de 140 mil milhões de VND (cerca de 4,5 milhões de euros) para ajudar as províncias do norte afetadas pelas inundações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar