Petrobras bate recorde de produção
Petrolífera brasileira produziu 2,88 milhões de barris por dia em agosto.
A empresa petrolífera brasileira Petrobras anunciou esta quarta-feira ter batido um recorde histórico de produção, com a marca média de 2,88 milhões de barris de petróleo por dia no mês de agosto.
O montante produzido de petróleo e gás natural é 3,1% maior do que o registado no mês de julho, e 0,8% superior ao então recorde, de dezembro de 2014, quando a empresa produziu 2,86 milhões de barris de petróleo. Pela primeira vez, segundo a Petrobras, a produção total operada no Brasil, incluindo a gerida por empresas parceiras, passou a marca dos 3 milhões de barris por dia, sendo 2,21 milhões dos barris de petróleo.
O crescimento ocorre numa fase delicada para a empresa, cuja estrutura administrativa está envolvida no esquema de corrupção e branqueamento de capitais investigado pela Operação Lava Jato, que já denunciou executivos, donos de construtoras e políticos brasileiros.
Na última segunda-feira, o presidente do Conselho de Administração da empresa, Murilo Ferreira, anunciou que se demitiria do cargo até ao fim de novembro. Na quinta-feira anterior, a agência de classificação Standard & Poor's baixou o "rating" de risco da petrolífera para o grau "lixo".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt