Piloto estranha "falha em ambos os motores" em tragédia na Índia
Francisco Chaves Soares analisa primeira imagens de acidente aéreo na Índia.
O piloto português Francisco Chaves Soares analisou para o Correio da Manhã as primeiras imagens do voo da Air India que esta quinta-feira se despenhou em Ahmedabad. O aparelho apresenta "uma atitude de descolagem normal. Não há nada de anormal no avião, nem nos motores", referiu Chaves Soares acrescentando que "não se consegue perceber o que aconteceu".
Após a descolagem a situação é, contudo, diferente. "Nitidamente o avião está a perder potência nos dois motores ao mesmo tempo", referiu o piloto.
Chaves Soares sublinha que esta situação de "falha em ambos os motores" é bastante invulgar, sendo que o último caso que se recorda foi o avião que amarou no rio Hudson, nos Estados Unidos.
A amaragem em que um Airbus A320 pousou de forma segura no rio, em Nova Iorque, ocorreu a 15 de janeiro de 2009. No Voo 1549 da US Airways, que descolou de Nova Iorque (Aeroporto LaGuardia) para Charlotte (Carolina do Norte) todos os 155 passageiros e tripulantes sobreviveram. Na origem do acidente esteve uma colisão com um bando de gansos pouco após a descolagem.
Neste acidente com um Boeing 787, na Índia, o piloto português e de acordo com as primeiras imagens, afasta a possibilidade de colisão com um bando de aves. "Sairia fumo e labaredas pelos motores", referiu Chaves Soares que insistiu que as imagens permitem concluir que "em vez de subir o avião está a descer". "Não se vê mais nada de anormal", concluiu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt