Pizzas e hambúrgueres voltam a ser servidos nas escolas dos EUA por ordem de Trump

Medida coloca um ponto final nos padrões nutritivos pelos quais Michelle Obama lutou durante anos.

20 de janeiro de 2020 às 10:01
Criança a comer pizza Foto: Direitos Reservados
Hambúrguer é um dos pratos de carne mais consumidos no mundo Foto: Getty Images
Donald Trump

1/3

Partilhar

As pizzas, os hambúrgueres e as batatas fritas vão voltar a ser servidos nos refeitórios das escolas dos EUA, por ordem de Donald Trump. O presidente norte-americano coloca assim um ponto final aos padrões nutricionais promovidos pela ex-primeira-dama Michelle Obama, que durante oito anos lutou contra a obesidade infantil.

Estas novas regras permitem aos estabelecimentos de ensino reduzir a quantidade de legumes e fruta no 'cardápio' das cantinas e ainda a variedade de alimentos frescos dados aos alunos.

Pub

A medida foi anunciada pelo Departamento de Agricultura dos EUA que justificou a ação com a necessidade de diminuir o desperdício de comida nas escolas. "Os distritos escolares continuam a queixar-se de que há muito desperdicío alimentar e que é necessária mais flexibilidade para fornecer aos alunos refeições nutritivas mas também apetitosas", disse Sony Perdue, o secretário da Agricultura, através de um comunicado.

Esta decisão está a ser fortemente criticada por várias associações, entre as quais a Associação por uma América mais Saudável, fundada por Michelle Obama.

Pub

Apesar de polémica, esta não é a primeira vez que Donald Trump baixa a guarda no que toca à alimentação em âmbito escolar, desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2017.

Em 2019, o presidente desagravou as regras que obrigam as escolas a dispor de leite desnatado para os alunos que o solicitem.

Nos EUA, mais de um terço dos alunos e aproximadamente 18% das pessoas entre os 2 e os 19 anos sofrem de obesidade.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar