PM da Eslováquia operado de novo está “entre a vida e a morte”
Robert Fico foi submetido a uma nova cirurgia para remover tecido necrótico e está nos cuidados intensivos em estado grave.
O primeiro-ministro da Eslováquia foi esta sexta-feira novamente operado, após ter sido alvejado na quarta-feira. Foi submetido a uma cirurgia para remover tecido necrótico e encontra-se, ainda, em estado muito grave. “O seu estado ainda é muito grave. Acho que vai demorar um par de dias até ver o desenvolvimento do seu estado”, disse o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa do país, Robert Kalinak. Robert Fico, de 59 anos, foi alvejado várias vezes no peito e no abdómen quando cumprimentava apoiantes após uma reunião do Executivo em Handlova.
Segundo a agência Reuters, os médicos vão reunir-se na segunda-feira para avaliar o estado de saúde do primeiro-ministro e decidir a possibilidade de ser transportado para a capital, Bratislava. “Desejamos-lhe uma rápida recuperação e o seu regresso ao trabalho. Robert Fico está entre a vida e a morte”, disse o primeiro-ministro húngaro. Viktor Orbán disse ainda que, mesmo que o político recupere, vai ficar sem trabalhar durante meses, numa altura em que se aproximam as eleições para o Parlamento Europeu. “Estamos perante uma eleição que vai decidir não só sobre os membros do Parlamento Europeu mas que, juntamente com as eleições nos EUA, pode determinar o curso da guerra e da paz na Europa”, disse Orbán. “Precisaríamos muito de Robert Fico e de uma Eslováquia pró-paz”, acrescentou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt