Polémica em Itália após Meloni 'revelar' na Casa Branca que evita falar à imprensa

Giorgia Meloni aconselhou Trump a não permitir perguntas dos jornalistas.

19 de agosto de 2025 às 17:02
Giorgia Meloni Foto: Gregorio Borgia/AP
Partilhar

A primeira-ministra italiana é, esta terça-feira, alvo de críticas em Itália, depois da divulgação de vídeos da cimeira de quinta-feira em Washington, nos quais admitiu a outros líderes que evita falar à imprensa italiana.

Giorgia Meloni, uma das líderes europeias convidadas a acompanhar o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na reunião na Casa Branca organizada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, para discutir o processo de negociações de paz entre Ucrânia e Rússia, foi "apanhada" pelas câmaras a confidenciar que, ao contrário do anfitrião, não gosta de falar à imprensa e, posteriormente, a aconselhar Trump a não permitir perguntas dos jornalistas.

Pub

Num vídeo divulgado pela agência de notícias Associated Press (AP), esta terça-feira, divulgado pelo jornal italiano La Stampa, com recolha de imagens dos nove líderes sentados à mesa na Casa Branca -- e os microfones abertos -, é possível ouvir a certo momento o Presidente finlandês, Alexander Stubb, mostrar-se surpreendido por ser permitida a presença de jornalistas na sala, ao que Meloni, sentada ao lado de Trump, respondeu: "mas ele [Trump] adora, ele adora sempre. Já eu nunca quero falar com a imprensa italiana".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar