Polícia fecha locais de voto na Catalunha

Ordem para interditar acesso a escolas e centros cívicos a partir de sexta-feira.

27 de setembro de 2017 às 08:50
Polícias catalães identificaram responsáveis pelas assembleias de voto Foto: Reuters
Agentes dos Mossos d'Esquadra, a polícia da Catalunha Foto: EPA
Agentes dos Mossos d'Esquadra, a polícia da Catalunha Foto: EPA
Agentes dos Mossos d'Esquadra, a polícia da Catalunha Foto: EPA

1/4

Partilhar

A Procuradoria da Catalunha deu ordens à polícia regional, os Mossos d’Esquadra, para tomarem a partir de sexta-feira o controlo de escolas, centros cívicos e sociais e outros locais que poderiam funcionar como assembleias de voto no referendo ilegal de domingo sobre a independência da região.

Ontem mesmo, agentes dos Mossos começaram a visitar escolas e outros potenciais locais de voto para identificar os responsáveis e notificá-los de que quem ceder chaves ou códigos de acesso aos edifícios a responsáveis pela organização da consulta incorre, enquanto cúmplice, nos crimes de desobediência, prevaricação e uso indevido de fundos públicos.

Pub

Não obstante estas medidas, o governo catalão distribuiu ontem as notificações para a constituição das mesas eleitorais aos cidadãos selecionados para participar no processo, embora sem esclarecer como vai levar a cabo a votação depois da polícia ter apreendido, na semana passada, centenas de urnas e mais de 10 milhões de boletins de voto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar