Polícia passa multa a mulher sem-abrigo que estava em trabalho de parto
Em causa esteve o acampamento público não autorizado.
Uma mulher sem-abrigo foi multada por acampamento ilegal quando estava em trabalho de parto. O caso aconteceu no Kentucky, Estados Unidos, e as imagens do momento-captadas pela 'bodycam' do polícia-foram partilhadas.
De acordo com o jornal The New York Times (NYT), os legisladores do estado do Kentucky tornaram ilegal o acampamento público não autorizado. Isto significa que ninguém pode dormir ou acampar numa propriedade pública, incluindo calçadas.
Na quinta-feira, foram divulgadas imagens da 'bodycam' de um polícia de Louisville a interpelar a mulher, com cerca de 30 anos, para lhe passar uma multa por estar a acampar sem autorização.
A sem-abrigo disse que estava a perder líquido amniótico e que poderia estar a entrar em trabalho de parto a qualquer momento. Quando se afastou para aguardar pela ambulância, o agente obrigou-a a parar para proceder à sua detenção. O colchão onde dormia foi apreendido e destruído.
“Acho que se tivesse ignorado totalmente o facto de que ela estava a violar estatutos ilegais de acampamento e alegar ter uma emergência médica, isso abriria o precedente. Ou pelo menos reforçaria a ideia de que uma emergência médica é uma passagem para sair de qualquer coisa em que a lei esteja a ser violada”, disse o polícia, citado pelo NYT.
A mulher deu à luz mais tarde naquele dia, de acordo com o advogado, o defensor público Ryan Dischinger. A família encontra-se de momento num abrigo.
Os defensores dos direitos dos sem-abrigo consideram que a lei estadual faz pouco para resolver os problemas sociais enfrentados pelas pessoas em situação de rua e leva a interações crescentes com a polícia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt