Ponte cai em Baltimore após choque de navio com pilar. Uma pessoa morreu e as autoridades procuram desaparecidos
Pelo menos sete carros também terão caído à água.
A ponte de Baltimore, em Maryland, EUA, com cerca de 2,57 quilómetros, desabou na madrugada desta terça-feira, depois de um navio de carga ter colidido contra a mesma, avança a BBC News.
Duas pessoas foram resgatadas. Uma foi transportada para o hospital em estado muito grave, mas acabou por morrer, segundo divulga o Secretário de Transportes de Maryland. As autoridades de Baltimore acreditam que pelo menos sete carros caíram à água.
Uma operação de salvamento conduzida pelos bombeiros, em colaboração com a Guarda Costeira dos EUA, foi realizada durante toda a terça-feira. Também foi enviada uma equipa de mergulho e salvamento para localizar as pessoas. Acrescentam que há uma vasta área para procurar e que havia trabalhadores na ponte quando esta caiu.
O chefe Kevin Cartwright, diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros de Baltimore, refere que a ponte foi atingida por "uma grande embarcação", provocando o seu colapso no rio Patapsco.
"Todas as faixas de rodagem foram encerradas em ambos os sentidos devido a um incidente na ponte I-695 Francis Scott Key. O tráfego está a ser desviado", afirmou a Autoridade de Transportes de Maryland.
Segundo a BBC, será um navio porta-contentores, com bandeira da Singapura e estaria a caminho de Colombo, no Sri Lanka.
De acordo com a mesma fonte, o presidente da Câmara de Baltimore, Brandon Scott, afirma estar a par do incidente na ponte Francis Scott Key e está em contacto com as autoridades locais. Acrescenta que declarou "estado de emergência" na cidade.
"Estou a par e a caminho do incidente na ponte. O pessoal de emergência está no local e os esforços estão a decorrer".
O 'Synergy Marine Group' já informou que o seu navio porta-contentores "Dali" colidiu com um pilar da ponte Francis Scott Key em Baltimore. Refere que "mobilizou agora o seu serviço de resposta a incidentes individuais qualificados".
Conforme divulga a Reuters, o mesmo navio esteve envolvido num outro acidente no porto da Antuérpia, na Bélgica, datado a julho de 2016. Na altura as autoridades locais afirmaram não poder revelar as causas do embate, mas divulgaram que o mesmo ocorreu durante uma saída do terminal de contentores.
Nas declarações que as autoridades deram aos jornalistas sobre o embate em Baltimore afirmaram que existem três barcos, um helicóptero e várias forças de segurança nas buscas pelas pessoas desaparecidas.
A tripulação do navio notificou as autoridades sobre um problema de energia antes do acidente, disse o governador de Maryland, Wes Moore. A ponte estava em perfeitas condições e não havia problemas estruturais conhecidos, disse citado pela Reuters.
Não há indícios de terrorismo, segundo a polícia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt