População apoia padre pedófilo (COM VÍDEO)

Numa reacção que surpreende quem acompanha o caso, o padre Luiz Marques Barbosa, de 83 anos, detido há uma semana sob a acusação de pedofilia, está a receber forte apoio da comunidade católica de Arapiraca, cidade do estado brasileiro de Alagoas onde foi pároco durante vinte anos e onde os supostos abusos terão ocorrido. A casa onde devido à idade foi autorizado pela Justiça a cumprir prisão domiciliária é cenário diário de uma verdadeira romaria de fiéis que querem confortar o sacerdote.

26 de abril de 2010 às 00:30
População apoia padre pedófilo (COM VÍDEO) Foto: direitos reservados
Partilhar

Desde o amanhecer, dezenas de pessoas, homens, mulheres e crianças, vão até à habitação, cercada por muros altos e por uma rede electrificada, para expressar solidariedade ao sacerdote. Rezam com ele e confortam-no. De acordo com testemunhos, o padre Luiz Barbosa está abatido mas recebe todos e não foge do delicado assunto que o colocou naquela constrangedora situação, assumindo que mantinha uma relação homossexual com o rapaz, ex-acólito, que o denunciou. Mas nega ter abusado de menores.

"Ele está a ser confortado pelos fiéis porque fez um bom trabalho na Igreja", afirmou a um repórter o comerciante Robson de Paula, ao sair da casa do sacerdote, onde levou até a esposa e a filha, mostrando que o respeito e a quase devoção a Luiz Marques não acabaram.

Pub

Uma outra senhora, que não se quis identificar, afirmou que "não compete a nós julgar os pecados dele, quem tem d julgá-lo e, se for o caso, puni-lo, é Deus."

APONTAMENTOS

DONATIVOS DIMINUEM

Pub

Segundo a imprensa alemã, o escândalo dos abusos sexuais no seio da Igreja está a causar um abandono em massa de fiéis, sobretudo no estado da Baviera, que se reflecte sobretudo nos donativos à Igreja.

PRESCRIÇÃO DE DELITOS

A ministra alemã da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, quer dilatar o prazo de prescrição dos delitos para que as vítimas de abusos disponham de mais tempo para denunciar os suspeitos. Actualmente a prescrição sucede três anos depois de as vítimas completarem 21 anos.

Pub

"RECUPERAR CONFIANÇA"

Bento XVI afirmou ontem que os padres devem "proteger as suas paróquias e recuperar a confiança". O Papa elogiou ainda sacerdotes italianos que denunciaram abusos.

PADRES CASADOS

Pub

Segundo a associação das famílias de padres casados há no Brasil sete mil padres com mulher.

IDOSO ENGRAVIDA MENINA

Paulo Pereira da Silva, de 73 anos, foi preso na localidade de Buriticupu, no interior do estado brasileiro do Maranhão, acusado de ter abusado sexualmente de uma menina de 12 anos, que agora espera um filho dele. Ao ser detido, o idoso não negou a relação sexual, mas afirmou que houve consentimento da menina. De acordo com o que afirmou à polícia, toda a gente na cidade sabe que a criança não é virgem e que se relaciona com vários homens. Mas a família da vítima nega a alegada promiscuidade da criança e, ao saber da gravidez precoce, procurou a polícia. A menina está a receber acompanhamento médico e psicológico e o alegado pedófilo, por motivos de segurança, foi transferido para a prisão de uma outra cidade.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar