População sem-abrigo aumenta quase 10 vezes numa década no Brasil
Principais causas que levam os brasileiros a morar nas ruas são os problemas com familiares e companheiros, o desemprego, o uso abusivo de álcool e outras drogas e a perda de moradia.
O número de pessoas sem casa e a morar nas ruas das cidades do Brasil saltou de 21.934 em 2013 para 227.087 até agosto deste ano (935%), disse esta segunda-feira o Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (IPEA).
O IPEA, uma fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento do país sul-americano, divulgou os dados no relatório "A população em situação de rua nos números do cadastro único", no mesmo dia em que o Presidente, Luís Inácio Lula da Silva, lançou um plano para enfrentar o problema, com a promessa de investimentos de quase mil milhões de reais (cerca de 188 milhões de euros), assumindo que o Estado brasileiro tem responsabilidade no crescimento da população sem-abrigo no país.
Segundo o estudo, as principais causas que levam os brasileiros a morar nas ruas são os problemas com familiares e companheiros (47,3%), o desemprego (40,5%), o uso abusivo de álcool e outras drogas (30,4%) e a perda de moradia (26,1%).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt