Português detido em rede jihadista
Outros portugueses ligados à rede estão em parte incerta.
Um português está entre os dez suspeitos de terrorismo detidos este domingo numa operação em Espanha e Marrocos. O português terá acompanhado em Portugal Ayoub el Khazzani, o terrorista marroquino que a 21 de agosto tentou fazer um massacre num TGV em França.
O português foi detido em Toledo e integrava, juntamente com os três outros detidos em Espanha e os seis apanhados em Marrocos, uma rede de recrutamento e doutrinamento do Estado Islâmico (ISIS) especializada em enviar mulheres para os territórios do ISIS no Iraque e na Síria.
O CM sabe que Ayoub esteve em Portugal em julho e que foi alvo de investigação das secretas espanhola e portuguesa: um elemento do SIRP acompanhou a vigilância.
Ayoub esteve no sul de Portugal e chegou a ser fotografado perto de Loulé. Esteve no nosso território quatro dias. Fez uma viagem de barco a partir da nossa costa e chegou a pernoitar no campo, na zona de Vila Real de Santo António.
Fontes ligadas à investigação revelaram ao CM que há mais portugueses envolvidos nesta célula jihadista mas estão em parte incerta. Espanha afirma que a investigação da rede continua em curso e pode levar a novas detenções.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt