“Portugueses estão bem na Mauritânia”

António Braga, Secretário de Estado das Comunidades, afirma que os “portugueses estão bem na Mauritânia”.

07 de agosto de 2008 às 00:30
“Portugueses estão bem na Mauritânia”
Partilhar

Correio da Manhã – Após o golpe de Estado na Mauritânia, qual a situação dos portugueses?

António Braga – A situação dos portugueses na Mauritânia está sob controlo, estão bem e o país está calmo. A nossa embaixada em Dacar, Senegal, está a acompanhar a situação em coordenação com a embaixada da França na Mauritânia. Temos na capital, Nouakchott, dois portugueses, registados até agora, que estão em viagem de turismo e que já contactámos, e a sul temos três dezenas de portugueses a trabalhar nas empresas portuguesas de construção civil, nomeadamente na construção de estradas. Face a esta situação, não há para já razões para cuidados especiais.

Pub

– E se a situação piorar?

– Na eventualidade de haver necessidade de uma intervenção, temos, além de um cônsul honorário no país, a embaixada da França na Mauritânia, que está mais bem situada, no âmbito dos acordos da União Europeia, para acolher os portugueses e outros cidadãos europeus para os apoios que forem necessários, incluindo a evacuação dos mesmos para os respectivos países.

– O fluxo de negócios entre Portugal e a Mauritânia é grande?

Pub

– Neste momento tem havido alguns negócios. Como se sabe, tem havido importante construção de diálogo com todos os países do Norte de África, onde se inclui a Mauritânia. Portugal tem incrementado a internacionalização das suas empresas, da sua economia. No caso da Mauritânia, ainda não são muito significativas as trocas comerciais mas já há sinais de alguns negócios.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar