Presidente do México falou com Trump e garante que EUA não planeiam ação militar no país
Sheinbaum informou Trump que não precisa da ajuda dos Estados Unidos para combater os cartéis de droga existentes no país.
Claudia Sheinbaum, presidente do México, revelou esta segunda-feira que manteve uma conversa telefónica "muito produtiva" com Donald Trump e que o presidente dos Estados Unidos não tem intenção de realizar qualquer ação militar no país relacionada com os cartéis de droga.
"Tivemos uma conversa muito produtiva com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Discutimos diversos temas, incluindo segurança com respeito à nossa soberania, redução do tráfico de drogas, comércio e investimento. A colaboração e a cooperação num contexto de respeito mútuo sempre trazem resultados", referiu Sheinbaum durante uma conferência de imprensa.
A presidente do México acrescentou que informou que Trump que o México não precisa da ajuda dos EUA para combater os cartéis de droga existentes no país. E anunciou que já conseguiu, num ano, reduzir em 50% o tráfico de fentanil para os EUA.
Esta declarações surgem no seguimento das declarações feitas por Donald Trump, na quinta-feira, quando afirmou numa entrevista à Fox que os EUA poderiam dar início a operações terrestres contra os cartéis de drogas que estavam a controlar o México.
Questionada sobre as declarações de Trump sobre Cuba, Sheinbaum negou ter conversado com alguma autoridade cubana sobre o tema, mas mostrou-se disposta a "ajudar na comunicação, caso seja solicitado". Trump, recorde-se, disse no domingo que Cuba não terá mais acesso ao petróleo ou ao dinheiro da Venezuela, apelou a um acordo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt