Primeira-ministra dinamarquesa diz que anexação da Gronelândia pelos EUA "não faz absolutamente nenhum sentido"
Declarações surgem depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter reafirmado a intenção de intervir na Gronelândia.
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, pediu que Trump pare de ameaçar tomar a Gronelândia. Frederiksen afirmou que "não faz absolutamente nenhum sentido falar sobre a necessidade de os Estados Unidos tomarem posse da Groenlândia" e acrescenta que "os EUA não têm o direito de anexar nenhuma das três nações do reino dinamarquês", cita a BBC.
"Eu exorto veementemente os Estados Unidos a cessarem as ameaças contra um aliado histórico e contra outro país e outro povo que já deixaram muito claro que não estão à venda", continuou Mette Frederiksen.
As declarações surgem depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter reafirmado a intenção de intervir na Gronelândia, numa entrevista à The Atlantic.
Este sábado, Katie Miller, esposa de um dos assessores de Trump, Stephen Miller, também pareceu querer provocar o governo da Dinamarca, ao publicar uma imagem da ilha dinamarquesa "pintada" com a bandeira dos EUA. Na descrição da publicação feita na rede social X, Katie Miller escreveu "EM BREVE".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt