Prisão perpétua para mulher que foi de férias e abandonou a filha em casa. Bebé morreu à fome
Kristen Candelario, norte-americana, disse à polícia que a criança morreu porque passou uma semana a vomitar.
A mulher que abandonou a filha de 16 meses à fome enquanto foi de férias para Porto Rico durante 10 dias foi esta semana condenada a prisão perpétua em Ohio, nos EUA, divulgou o The Mirror.
O caso remete a junho de 2023, em Ohio, altura em que Kristel Candelario decidiu ir de férias para as praias de Porto Rico sem a companhia da filha. A criança foi encontrada morta no berço, junto de "urina, fezes e cobertores sujos", segundo fontes policiais.
A autópsia revelou sinais claros de extrema desidratação, sugerindo a fome como principal causa da morte.
Inicialmente, a mulher de 36 anos disse à polícia que a filha vomitou durante toda a semana e que por isso não tinha qualquer alimento no organismo, acabando a perder peso. A versão foi contraditória aos factos encontrados durante a investigação.
Enquanto Kristel esteve de férias, partilhou vários momentos de lazer numa praia da ilha de Porto Rico, acrescentando que "o tempo aproveitado" seria aquele "verdadeiramente vivido".
A mulher declarou-se culpada em fevereiro, depois de ter desmentido a autoria do crime em vários interrogatórios, onde demonstrou um comportamento sempre frio.
O juiz do caso declarou pena de prisão perpétua para Kristen, referindo que o destino da mulher estará entregue a uma cela.
O oficial de justiça comparou a prisão ao período em que a criança de 16 meses ficou fechada. "A única diferença é que na prisão não será negada comida nem água", acrescentou.
Kristen Candelario enfrenta uma depressão e outros problemas mentais, mas mostrou-se arrependida durante a última sessão do julgamento. "Não estou a tentar justificar as minhas ações, mas ninguém sabia o que estava a sofrer", revelou. Afirmou ainda rezar todos os dias por perdão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt