Juiz ordena Bolsonaro a começar a cumprir pena de 27 anos e três meses de prisão

Processo transitou em julgado e, por isso, não há mais possibilidades de recurso.

25 de novembro de 2025 às 18:16
Jair Bolsonaro Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O ex-presidente Jair Bolsonaro vai começar a cumprir esta terça-feira a pena de 27 anos e 3 meses de prisão a que foi condenado em 12 de setembro por tentativa de golpe de Estado. A determinação foi do juiz que comandou o processo, Alexandre de Moraes, que esta terça-feira decretou as condenações de Bolsonaro e de vários militares de alta patente transitadas em julgado, ou seja, sem mais possibilidade de recurso.

Moraes mandou que o antigo presidente comece a cumprir a sua pena na mesma cela na sede da Polícia Federal em que já está desde sábado, quando perdeu o benefício da prisão domiciliária e teve decretada a prisão preventiva após ter tentado romper a pulseira electrónica pela qual era monitorado dentro de casa. Os advogados do ex-chefe de Estado tinham solicitado que ele voltasse para a prisão domiciliária, mas Moraes não aceitou.

Pub

Também esta terça-feira, pouco mais de 24 horas após encerrar o prazo legal para recursos, Alexandre de Moraes determinou a prisão de vários outros condenados no mesmo processo. Entre eles altos oficiais das Forças Armadas, que já foram detidos por agentes da Polícia Federal.

Entre eles estão o general Augusto Heleno, que foi comandante da força internacional da ONU no Haiti e ministro da Segurança Institucional do governo de Jair Bolsonaro, e o general Paulo Sérgio de Oliveira Nogueira, que ocupou os cargos de comandante-geral do Exército e de ministro da Defesa. Outro oficial general preso esta terça-feira foi o almirante Almir Garnier, ex-comandante-geral da Marinha.

Todos foram levados para um quartel militar em Brasília, onde iniciarão o cumprimento da pena e, provavelmente, por serem militares, a cumprirão por inteiro por mais de 20 anos. Já no caso de Jair Bolsonaro a situação continua indefinida, pois a cela onde ele está na Superintendência Regional da PF em Brasília é uma sala de Estado-Maior adaptada, onde dificilmente poderá ficar por quase 30 anos, havendo neste momento intensas negociações para se definir um eventual novo local.

Pub

Alexandre de Moraes, antagonista público de Jair Bolsonaro e acusado diversas vezes de estar a usar o poder que tem como juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) para se vingar pessoalmente do antigo governante, tem insistido em que ele cumpra a pena na Penitenciária de Brasília, conhecida como Papuda, repleta de assassinos e de outros presos comuns, para servir de exemplo. Os advogados de Bolsonaro continuam a insistir na prisão domiciliária, alegando a idade do ex-presidente, que tem 70 anos, e a sua saúde extremamente frágil após o atentado à faca que sofreu em 2018 e as sete cirurgias a que já se submeteu após isso.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar