Protestos contra governo dos EUA agendados em vários estados para a mesma hora do desfile militar de Trump

Desfile assinala o 250.º aniversário do exército norte-americano, que coincide com o aniversário de Trump, que faz 79 anos, e com o Dia da Bandeira.

Atualizado a 15 de junho de 2025 às 07:46
Manifestantes protestam contra Trump e políticas nos EUA Foto: Jose Luis Magana/AP
"I miss my country": Protesto contra Trump em dia de desfile militar Foto: Alex Brandon/AP
Trump assiste a desfile militar que assinala 250.º aniversário do exército dos EUA Foto: Julia Demaree Nikhinson/AP
Desfile militar assinala 250.º aniversário do exército dos EUA Foto: Julia Demaree Nikhinson/AP
Desfile militar assinala 250.º aniversário do exército dos EUA Foto: Jacquelyn Martin/AP
Desfile militar assinala 250.º aniversário do exército dos EUA Foto: Stephanie Scarbrough/AP

1/6

Partilhar

Uma vaga de protestos contra as políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, está a acontecer este sábado, em simultâneo com o desfile militar de comemoração do 250.º aniversário do exército norte-americano, que coincide com o aniversário de Trump, que faz 79 anos, e com o Dia da Bandeira.

O desfile militar teve início pelas 18h30 locais, 23h30 em Lisboa, e conta com centenas de veículos, aviões militares e milhares de soldados.

Pub

"Este não é o modo norte-americano", disse à Lusa Tyler Massey, 46 anos, que compareceu ao protesto no vale de São Fernando, uma das zonas mais populosas de Los Angeles, com um cartaz onde se lia "No Kings" ('sem reis').

"Temos de exercer o nosso direito à liberdade de expressão e protestar contra a tirania", afirmou o norte-americano, que se mostrou muito preocupado com a situação atual. "Fizemos uma revolução contra um rei e não vamos permitir que outro seja coroado", garantiu.

Segundo a Associated Press, os protestos apelidados de "No Kings" surgem na continuação dos que têm tido lugar em Los Angeles, nos últimos dias, contra rusgas de imigração, que escalaram para confrontos com a polícia, com episódios de violência, carros incendiados e centenas de detenções.

Pub

O movimento “No Kings” foi organizado pelo grupo 50501, que defende a democracia e que se opõe às ações autoritárias da administração Trump e à militarização do poder. O nome 50501 significa 50 estados, 50 protestos, um movimento.

No site do "No Kings" pode ler-se: "A bandeira não pertence ao Presidente Trump. Pertence-nos a nós. No dia 14 de junho, vamos aparecer em todos os lugares onde ele não está - para dizer 'sem tronos, sem coroas, sem reis'".

Após o , os protestos foram cancelados nesse estado, dá conta a CBS News

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar