Puigdemont com tratamento VIP na Bélgica
Procurador belga pediu garantias de que direitos dos líderes catalães serão respeitados.
A Bélgica alertou ontem que dará a Carles Puigdemont um tratamento especial "devido aos factos pelos quais é solicitada a extradição" do ex-presidente catalão e dos quatro ex-conselheiros que se refugiaram com ele em Bruxelas para fugir à prisão.
O procurador belga Jean-Marc Meilleur faz o alerta num pedido de informações para saber se "a extradição não poderia constituir uma infração dos direitos fundamentais" dos imputados. Meilleur pergunta, por isso, a Espanha em que prisão serão detidos Puigdemont e os ex-conselheiros e em que condições.
As questões, que denotam desconfiança quanto ao sistema legal e prisional de Espanha, surgiram no dia em que o juiz belga que examina o caso dos líderes catalães adiou para dia 4 de dezembro o depoimento dos acusados.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, acusou entretanto a secretária-geral da ERC, Marta Rovira, de mentir de forma "vergonhosa" ao afirmar que o governo espanhol ameaçou com "violência extrema e mortos nas ruas" se o processo separatista catalão não fosse suspenso.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt