Quatro jovens vestidos à 'Peaky Blinders' detidos no Afeganistão por promoverem a cultura estrangeira
Jovens tornaram-se populares no bairro onde habitam devido às roupas utilizadas. Foram colocados num programa de reabilitação pelo governo talibã.
Quatro jovens, todos na casa dos 20 anos, foram detidos pelas autoridades talibãs do Afeganistão e colocados num programa de reabilitação por terem sido apanhados vestidos como personagens da famosa série britânica 'Peaky Blinders', da Netflix, noticiou esta terça-feira a CBS News.
O Ministério para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício do governo talibã justificou a detenção por considerar que estavam a promover a cultura estrangeira. Os jovens, refira-se, tornaram-se bastante populares no bairro onde habitam, na província de Herat, no sul do país, devido à forma como se vestiam.
"Eles estavam a promover a cultura estrangeira e a imitar atores de cinema. Foram detidos e colocados num programa de reabilitação", disse um porta-voz do governo numa mensagem numa rede social.
Contactado pela CBS News, o mesmo porta-voz afirmou depois que os rapazes, todos na casa dos 20 anos, não foram formalmente presos, "apenas intimados e advertidos".
Os quatro amigos, que apareceram recentemente num programa de entrevistas de um YouTuber local, eram frequentemente vistos usando roupas inspiradas na família Shelby da série de sucesso da Netflix. Vídeos do grupo tornaram-se virais nas redes sociais do Afeganistão nos dias que antecederam a detenção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt