Quem é Abigail Quartey, a primeira mulher campeã de boxe do Gana

Pugilista vendia arroz e bilhetes da lotaria quando era adolescente.

24 de fevereiro de 2025 às 16:05
Partilhar

Acorda todos os dias às 5h00 para correr e é uma inspiração para várias jovens que nasceram em África. Abigail Quartey, de 28 anos, tornou-se a primeira mulher campeã de boxe no Gana ao vencer a pugilista britânica Sangeeta Birdie, em novembro de 2024, na Bukom Boxing Arena.

Quando começou a dar os primeiros passos na modalidade, Abigail vendia arroz com uma tia pelas ruas de Jamestown, no Gana, e chegou mesmo a desistir de lutar para vender bilhetes de lotaria. Foi o irmão, também pugilista, que a encorajou a regressar aos treinos.

Pub

A cada treino que fazia, Abigail tornou-se uma boa profissional aos olhos do irmão e do treinador. Em entrevista à AP, a campeã mundial contou que não teve o apoio da restante família por ser mulher: “As minhas tias e os meus outros irmãos não gostaram que começasse a praticar boxe. Eles imploraram ao meu treinador para não permitir que me tornasse pugilista. Mas ele disse-lhes o quão boa lutadora eu sou.”

Após vencer o título mundial de peso-pesado da WIBF, em novembro de 2024, a campeã começou a ter o apoio da família e a ajudar outras mulheres que também gostam da modalidade. Perpetual Okaijah, de 18 anos, também não teve o apoio da família quando começou a treinar para ser pugilista e, por isso, vê a história de Abigail como uma inspiração.

“Eles não me apoiaram no início porque eu era a única mulher da família que gostava de boxe e sempre que eu tentava ir treinar, eles desencorajavam-me e diziam para eu ir trabalhar e que não podia lutar boxe.”, relata a pugilista Perpetual à AP.

Pub

Ebenezer Adjei é o treinador da campeã mundial de boxe no Gana e, em entrevista, enfatiza a importância do título que Abigail conquistou: “É importante para a academia, para a comunidade, para o Gana e para África. Não é fácil ganhar um título destes, aliás nenhuma mulher conseguiu ganhar.”

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar