Érica Basílio, a jovem de 20 anos assassinada por resistir a violação na festa de réveillon
Caso ocorreu na Ilha do Mussulo, em Angola.
Uma jovem de 20 anos foi morta durante uma festa de réveillon na madrugada desta quarta-feira, no bairro Cambaxi, Ilha do Mussulo, em Angola.
De acordo com fontes policiais, citadas pelo Jornal de Angola, o assassinato da estudante Érica Patricia Chambula Basílio terá acontecido quando a estudante foi à casa de banho na companhia de uma amiga.
No entanto, por falta de condições higiénicas, as duas jovens optaram por se deslocar a um recinto ao lado do edifício. Nesse momento, as jovens foram alegadamente intercetadas por cinco homens que tentaram violar as mulheres.
A amiga de Érica conseguiu fugir e pedir socorro a outros amigos que se encontravam na festa. Quando regressaram ao local onde tinha ficado Érica Basílio, a jovem já tinha sido golpeada no tórax com uma arma branca, depois de resistir à agressão sexual com o alegado arremesso de pedras.
A jovem estava esvaída em sangue. Ainda foi transportada para uma Unidade Hospitalar mas acabou por não resistir à gravidade dos ferimentos, acabando por morrer. O alerta para o crime ocorreu cerca das 04h00 da madrugada de quarta-feira.
Os cinco suspeitos, todos com idades entre os 23 e os 35 anos, encontram-se detidos.
A jovem, Érica Basílio, vivia no Reino Unido e era estudante de engenharia, sendo uma das melhores na sua área de formação, de acordo com a mesma fonte. Estava em Angola para comemorar a quadra festiva junto dos familiares e amigos. O regresso ao Reino Unido estava previsto para esta quinta-feira, dia 02 de janeiro.
Momentos antes da festa, Érica ainda tirou uma fotografia ao lado da mãe, Júlia, que foram posteriormente publicadas nas redes sociais. A jovem tem ainda um vídeo publicado numa página de Youtube, onde gravou uma música. Depois de morrer, foram inúmeras as pessoas que manifestaram pesar nas redes sociais da jovem.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt