Quem é Sayfullo Saipov, o terrorista de Nova Iorque

Detido tem 29 anos, nacionalidade uzbeque e era motorista da Uber.

01 de novembro de 2017 às 00:22
Sayfullo Saipov Foto: Direitos Reservados
2017-10-31_21_38.19 Atacante.jpg Foto: Direitos Reservados
Sayfullo Saipov Foto: Direitos Reservados
Sayfullo Saipov Foto: Twitter

1/4

Partilhar

O suspeito do ataque desta terça-feira em Nova Iorque que levou à morte de oito pessoas já foi identificado. Sayfullo Saipov tem 29 anos e nacionalidade uzbeque. As autoridades encontraram uma nota que associa o suspeito ao Daesh e o governador de Nova Iorque já disse que Saipov "está ligado" a este grupo extremista, tendo-se radicalizado já nos EUA.

O homem, que já foi detido pelas autoridades, estava nos Estados Unidos desde 2010. Segundo o New York Times, o jovem fixou-se durante algum tempo no Ohio mas acabou por conseguir emprego como camionista na cidade de Tampa, na Florida.

Pub

Trabalhava como motorista da Uber em Nova Jérsia

Mais tarde, voltou a mudar-se para Nova Jérsia, onde trabalhava como motorista da Uber há cerca de seis meses.

Pub

A empresa já confirmou esta informação, garantindo que Saipov passou todos os escrutínios antes de se tornar motorista e que está a colaborar com as autoridades para perceber o que aconteceu.

"Ele era uma boa pessoa quando o conheci"

Saipov já teria conseguido obter visto de residência nos EUA e, conta quem o conhecia, parecia gostar do país e da sua vida. Kobiljon Matkarov, que conheceu Saipov na Florida há alguns anos, garantiu ao The Times que "ele era uma boa pessoa" quando o conheceu. "Ele gostava dos Estados Unidos. Ele parecia sentir-se sortudo, estava sempre feliz e falava como se tudo estivesse bem. Ele não me parecia nada com um terrorista, mas não o conhecia muito bem", explicou. 

Pub

Dilnoza Abdusamatova também conheceu Saipov, que chegou mesmo a viver brevemente com a sua família em Cincinnati quando emigrou. "Ele estava sempre a trabalhar. Não ia a festas nem nada. Ele apenas ia a casa para descansar e depois voltava para o trabalho", confessa ao The Cincinnati Enquirer

Segundo adianta o jornal The Independent, Saipov poderá ter-se casado com outra cidadã do Uzbequistão em 2013: o jornal encontro uma licença de matrimónio com o nome do suspeito naquele estado norte-americano. 

Historial de infrações de trânsito

Pub

Saipov já teria um largo passado de infrações de trânsito. Segundo avança a agência Reuters, chegou mesmo a ser abordado pela polícia quando conduzia um camião com dimensões incorretas e que "operava com equipamento pouco seguro", bem como por estar a conduzir com a licença errada. 

O suspeito pagou a multa devida por correio e acabou por não ser chamado a tribunal.   

'Alá é Grande', gritou

Pub

Segundo fontes policiais citadas pela cadeia de televisão Fox, Sayfullo Saipov gritou 'Alá é grande' quando abandonou veículo. 

Donald Trump já afirmou, no Twitter, que os Estados Unidos da América não podem deixar que o Daesh regresse ou entre no país "após os derrotarmos no Médio Oriente. Basta!"

Pub

A 'pick up' usada no ataque, que terá sido alugada, embateu num autocarro escolar causando vários feridos. Depois, Saipov saiu da carrinha com duas armas falsas. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar