"Queremos o nosso petróleo de volta": Donald Trump acusa Venezuela

Trump garante que vai recuperar o que o regime venezuelano "roubou" aos EUA.

19 de dezembro de 2025 às 01:30
EUA anunciaram bloqueio naval à Venezuela em nova escalada Foto: EPA/Lusa
Partilhar

Donald Trump acusou esta quinta-feira a Venezuela de ter retirado ilegalmente os direitos petrolíferos às empresas norte-americanas e garantiu que pretende “recuperar” o petróleo que considera ter sido roubado. “Lembrem-se de que nos tiraram todos os nossos direitos energéticos. Tiraram-nos todo o nosso petróleo não faz muito tempo. Queremo-lo de volta. Foi-nos tirado ilegalmente”, afirmou.

As declarações surgem depois de o líder norte-americano ter anunciado a imposição de um bloqueio total à entrada e saída da Venezuela de petroleiros sancionados pelo Governo norte-americano. A medida representa uma nova escalada na pressão económica sobre um país altamente dependente do setor petrolífero. A Adminis- tração Trump afirma que a estratégia visa combater o narcotráfico, acusando o Governo de Nicolás Maduro de liderar o chamado Cartel de los Soles, alegadamente envolvido no tráfico internacional de drogas.

Pub

Entretanto, o Pentágono anunciou na quarta-feira um novo ataque contra um barco suspeito de transportar drogas no oceano Pacífico, que resultou na morte dos quatro tripulantes. Desde setembro, já foram destruídos mais de vinte embarcações nas Caraíbas e no Pacífico que supostamente transportavam droga, resultando na morte de pelo menos 99 pessoas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar