"Queres ficar com o pai ou com a mãe?": Migrante de três anos obrigada a escolher

Sofia foi questionada pela polícia fronteiriça sobre com quem queria ficar.

17 de julho de 2019 às 17:46
Migrantes em El Paso, Texas Foto: Reuters
Migrantes em El Paso, Texas Foto: Reuters
Migrantes em El Paso, Texas Foto: Reuters

1/3

Partilhar

Uma menina de três anos que viajava com a família para os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor, foi obrigada a escolher entre o pai ou a mãe pela Polícia de Fronteira dos Estados Unidos quando atravessava a fronteira do México com os EUA, em El Paso, Texas, acompanhada pelos pais e os dois irmão. 

De acordo com a estação de rádio NPR, a família revelou que um polícia disse à família hondurenha que um dos dos elementos do casal poderia ficar nos Estados Unidos com os três filhos, mas o outro teria de regressar ao México.

Pub

A mesma fonte avança que um dos agentes perguntou a Sofia com quem preferia ficar. "O agente perguntou-lhe se queria ficar com a mãe ou com o pai", revela Tania, a mãe da criança.

"A menina, porque é mais ligada a mim, disse 'mãe'. Mas quando eles começaram a levá-lo [o pai de Sofia e marido de Tania], a menina começou a chorar. O polícia disse 'disseste mãe'", conta a mãe.  

Tania e Joseph afirmam que passaram dois dias na semana passada a tentar que a família não fosse separada. 

Pub

A advogada que os representa, diretora executiva de uma ONG de apoio a migrantes, alegou que os problemas de saúde de Sofia - que sofre de problemas no coração - já lhe tinham valido um ataque cardíaco anteriormente, pelo que precisava de ser acompanhada por um médico.

O Departamento da Segurança Interna estabelece um protocolo que avança que pessoas com "doenças físicas ou mentais" não devem ser 'enviadas' para o México. Desse modo, ao examinar Sofia, um médico apelou aos agentes de autoridade que a criança não fosse separada dos restantes familiares. 

Após os pedidos, a família conseguiu permanecer junta tendo sido encaminhada para um abrigo de migrantes em El Paso. Mais tarde voou para a região centro-oeste, para se encontrarem com familiares.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar